Posto de Turismo e Loja de Produtos Endógenos

Posto de Turismo
e Loja de Produtos Endógenos

Inaugurados a 12 de dezembro de 2015, estes dois espaços são o testemunho da aposta do Município de Pinhel na área do Turismo, com vista à captação de novos públicos.

O edifício onde hoje está instalado o Posto de Turismo, e também a Loja de Produtos Endógenos, foi mandado construir em 1736 por Vicente Pereira da Cunha (Corregedor da Comarca de Pinhel) para ali instalar o Tribunal da Correição e onde, mais tarde, também se instalou a Câmara Municipal.
O rés-do-chão (onde se situa o Posto de Turismo), com três arcadas que suportam o andar nobre (Loja de Produtos Endógenos), destinava-se a cadeia; as salas superiores destinavam-se aos serviços da autarquia. Já no século XIX e com a construção de um outro edifício para os Paços do Concelho, este foi sendo ocupado por outros serviços. Na década de 40 do século XX, foi nele instalado o Museu Municipal que ali se manteve até 2015, altura em que foi transferido para a Casa da Cultura e este espaço requalificado e transformado para as funções atuais.

Edifício classificado como Imóvel de Interesse Público. Destaque, na fachada principal, para o brasão de armas nacionais envolvidas por duas serpentes afrontadas e outros enrolamentos vegetais.

A Loja de Produtos Endógenos apresenta-se como um espaço complementar da oferta turística local onde se encontram expostos e à venda os produtos de excelência do concelho de Pinhel.

Vinhos, Azeite, Mel e Doces Tradicionais, entre outros, passando pelo artesanato e merchandising do Município, esta é uma verdadeira montra dos melhores sabores e saberes pinhelenses.

Localizada no histórico edifício onde também está instalado o Posto de Turismo destaca-se, na sala principal, o teto em madeira policromada com as armas da cidade de Pinhel (o falcão, o pinheiro e o coelho).

Também pode fazer as suas compras na nossa loja on line: https://www.saborapinhel.pt/

Serviços:
– Prestação de informação turística (técnica e generalista);
– Marcação e organização de visitas guiadas (à cidade e/ou ao concelho);
– Receção a grupos de turismo organizado;
– Exposição e venda de produtos locais.

Horário:
Horário de Verão: terça-feira a domingo: 10.00h / 12.00h e 14.00h / 19.00h (abril a setembro)
Horário de Inverno: terça-feira a domingo: 10.00h / 12.00h e 14.00h / 17.00h (outubro a março)
Encerra: 1 de janeiro, domingo de Páscoa e 25 de dezembro

Contactos:
Praça Sacadura Cabral
6400-444 Pinhel
Email: turismo@cm-pinhel.pt

Espaço Visit Pinhel

Instalado num edifício junto às Torres do Castelo, o espaço Visit Pinhel assume-se como um ponto de apoio aos turistas e visitantes que se deslocam ao ex-líbris da Cidade Falcão.

Serviços:
– Prestação de informação turística (técnica e generalista);
– Marcação e organização de visitas guiadas (à cidade e/ou ao concelho);
– Receção a grupos de turismo organizado.

Horário:
Encerra: 1 de janeiro, domingo de Páscoa e 25 de dezembro