Projeto Radar Social

O que é?

O Radar Social é um projeto piloto que visa a implementação de um sistema de referenciação social e de capacitação dos territórios na ativação de respostas e otimização de recursos em estreita cooperação com a Rede Social.

Trata-se de um projeto de intervenção comunitária e de desenvolvimento local, cujo objetivo é garantir que os casos sinalizados são devidamente encaminhados para os serviços competentes.

O projeto resulta de uma candidatura do Município de Pinhel à medida RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Objetivos:

  • Atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social: Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento Social.
  • Referenciação em contexto de vida, da pessoa ou família em situação de vulnerabilidade social.
  • Realização da avaliação social preliminar e prospetiva da situação sociofamiliar, registando o seu resultado no sistema integrado de referenciação.
  • Informação/orientação da pessoa ou família, assegurando o seu encaminhamento para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social, mediante a ativação do sistema integrado de referenciação.
  • Ativação direta de recursos locais da Rede Social local, sempre que da referenciação resultar a necessidade de uma intervenção social emergencial.

A quem se destina?

Os destinatários do Radar Social são todas as pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões.

Quem pode sinalizar?

TOD@S as pessoas e entidades.

Se conhece alguém em situação de vulnerabilidade e/ou risco de exclusão social, SINALIZE!

Folheto informativo – Radar Social

Endereço e contactos

Horário de atendimento ao público:

Dias úteis: das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30