
Reunião de Câmara | 21-08-2025
21-08-2025
100PAREDES encerrou Festas da Cidade
26-08-2025As comemorações do Dia da Cidade tiveram início às 10.00h, em frente aos Paços do Concelho, com o Hastear das Bandeiras e a Sessão Solene em que usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel em exercício, Luís Videira Poço.
O autarca começou “com uma palavra de enorme apreço e gratidão pelo empenho de Bombeiros, GNR, Juntas de Freguesia, outras entidades e populações que estiveram no terreno, a combater os incêndios, numa semana particularmente difícil para Pinhel”.
Sobre este 25 de agosto que assinala os 255 anos da elevação de Pinhel a Cidade, Luís Videira Poço disse ser “um dia de festa, um dia de celebração da história, que significa passado, mas também de celebração do presente e sobretudo de antecipação e projeção do futuro. Muito foi feito, muito há e haverá sempre a fazer. Espero que o povo pinhelense esteja à altura deste desafio que, em boa verdade, nunca está totalmente alcançado”, concluiu o autarca.
Seguiu-se a inauguração da Galeria Fotográfica dos Presidentes da Assembleia Municipal de Pinhel, patente no Auditório da Câmara Municipal a partir desta data, num gesto de reconhecimento dedicado a todos os que, desde as primeiras eleições livres pós 25 de abril, exerceram funções neste órgão autárquico.
Antes disso, os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho de Pinhel pediram a palavra para, publicamente, expressarem o seu reconhecimento ao autarca Rui Ventura, agora a exercer as funções de Presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal.
A programação do Dia da Cidade prosseguiu com a abertura da exposição final do ciclo “Da Aldeia à Cidade: a Alma das Freguesias de Pinhel”, patente na Casa da Cultura e que pode ser visitada neste feriado municipal.
E depois do tradicional Sunset do Dia da Cidade, que este ano teve lugar no Parque Urbano de Pinhel, a noite foi dedicada a Carlos Paredes, compositor e mestre da Guitarra Portuguesa cujo centenário do nascimento está a ser celebrado ao longo do ano de 2025.
“100 PAREDES”, um espetáculo-homenagem, foi apresentado em frente à Casa da Cultura, com a participação de várias coletividades locais, a saber: Banda Filarmónica de Pinhel, Coro Infantil da Academia de Música de Pinhel, Teatro do Imaginário, Grupo de Bombos da Casa do Povo de Pinhel e Grupos de Concertinas de Alverca da Beira, Casa do Povo de Pinhel, Vascoveiro e Safurdão. A estas coletividades juntou-se o jovem pinhelense Jorge Vaz, com guitarra portuguesa.