Direito de Resposta
Janeiro 9, 2024
Reunião de Câmara | 18-01-2024
Janeiro 18, 2024
Mostrar tudo

Habitação a Custos Acessíveis

No dia 10 de janeiro, decorreu em Figueira de Castelo Rodrigo a assinatura dos acordos de colaboração entre a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), os Municípios que integram a CIM e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito dos projetos de Habitação a Custos Acessíveis.

Ao abrigo deste acordo, o IRHU prevê adquirir em Pinhel um conjunto de 22 imóveis que serão reabilitados pelo Município a fim de garantir 49 fogos habitacionais destinados a arrendamento a custos acessíveis, num investimento que ronda os 5 milhões de euros, financiados a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para já, foram assinados os primeiros acordos que irão permitir a recuperação de 17 fogos habitacionais.

De referir que a estratégia municipal recaiu na aquisição de casas degradadas existentes no perímetro do centro histórico da cidade, de modo a também contribuir para a recuperação de património e para a revitalização desta área urbana.

A cerimónia, que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, contou com a presença da Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, acompanhada pela Secretária de Estado da Habitação, e do Presidente do Conselho Diretivo do IHRU, António Gil Leitão.

Em representação de Pinhel esteve o Presidente da Câmara, Rui Ventura, e também a Vice-Presidente, Daniela Capelo, responsável pela área da Ação Social.

Foto: Município de Figueira de Castelo Rodrigo