Pinhel é Autarquia Familiarmente Responsável e integra Rede Europeia de Municípios Amigos da Família
Janeiro 27, 2023
Reunião de Câmara | 02-02-2023
Fevereiro 2, 2023
Mostrar tudo

PAPERSU – Município de Pinhel

O Município de Pinhel encontra-se a elaborar o seu Plano de Ação de Resíduos Urbanos (PAPERSU) tendo em vista a definição de medidas e ações a desenvolver para o cumprimento das metas definidas na Estratégia Nacional.

O Município de Pinhel encontra-se a elaborar o seu Plano de Ação de Resíduos Urbanos (PAPERSU), em articulação com o Plano Nacional de Gestão de Resíduos Urbanos (PERSU 2030) e observância das responsabilidades estabelecidas no novo Regime Geral da Gestão de Resíduos (DL n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro), com vista a definir as medidas e ações a desenvolver para o cumprimento das metas definidas na Estratégia Nacional, tendo como horizonte temporal o ano de 2030.

Tendo em conta as metas ambientais bastante exigentes, nomeadamente a diminuição acentuada da meta de deposição de resíduos em aterro, e o aumento dos indicadores de reciclagem, será necessária uma alteração profunda nos hábitos da população, bem como na adaptação dos serviços a novas formas de recolha.

Essa adaptação implicará, por sua vez, uma forte articulação entre as entidades gestoras (em alta e em baixa) que operam no território concelhio.

Até ao ano de 2030, 60% dos resíduos urbanos produzidos terão de ser reciclados e em 2035 apenas 10% dos resíduos poderão ser depositados em aterro.

Acresce que, para além dos fluxos de resíduos a que já estamos familiarizados, outros passarão em breve a ser de separação obrigatória, nomeadamente: biorresíduos (resíduos alimentares e de jardim); têxteis; resíduos volumosos, incluindo colchões e mobiliário; resíduos perigosos; e resíduos de construção e demolição resultantes de pequenas reparações e obras de bricolage em habitações.

Encontrando-se o PAPERSU 2030 do Município de Pinhel em fase final de elaboração, está aberto um período de participação pública a todos os munícipes que pretendam enviar os seus contributos para o enriquecimento deste instrumento.

Apelando à participação, agradecemos, desde já, o seu importante contributo!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc6jw6MzIWk-G-plInyyyeMsK-7MOFQYrEhgw9UxXA9WHjWSg/viewform