Dando seguimento à tradição de interação com outros territórios rurais, o Município de Ourique convidou Pinhel para ser o concelho em destaque na XIV edição da Feira do Porco Alentejano, dedicada à problemática das Alterações Climáticas e, em particular, ao impacto da seca na agropecuária extensiva.
O facto de Pinhel ter “uma forte tradição agrícola e vitivinícola” e de a autarquia trabalhar no sentido de “valorizar e promover as potencialidades do concelho, afirmando os vinhos locais como o grande embaixador do território”, foram os motivos que levaram à escolha de Pinhel para município convidado.
Recorde-se que também o Município de Pinhel convidou Ourique a participar na Feira das Tradições, realizada de 25 a 27 de fevereiro, no intuito de fomentar as relações de parceria entre dois concelhos que, embora distantes geograficamente, têm estratégias semelhantes no que diz respeito à valorização e promoção dos recursos e dos territórios.
Tal como em Pinhel, também em Ourique vai haver harmonizações entre os Vinhos de Pinhel e o Presunto de Porco Alentejano, dois produtos de excelência que combinam na perfeição.