
Incêndios | levantamento de danos e prejuízos
18-08-2025
Pinhel comemorou 255 anos de Cidade
26-08-2025O Executivo da Câmara Municipal de Pinhel esteve reunido no dia 21 de agosto e um dos temas em destaque foram os incêndios que afetaram o concelho entre os dias 15 e 18 de agosto.
Antes de entrar na ordem de trabalhos, o Executivo Municipal partilhou uma reflexão acerca dos incêndios que atingiram o concelho de Pinhel. Todos enalteceram o esforço e o empenho das entidades que estiveram envolvidas no combate às chamas (Bombeiros, GNR; Município, Juntas de Freguesia, entre outras), sob o comando operacional dos Bombeiros Voluntários Pinhelenses. Entidades às quais se juntaram as populações das freguesias mais afetadas, mas também de muitas outras freguesias vizinhas e até de concelhos vizinhos, numa atitude cooperativa que foi sublinhada e aplaudida por todos.
No final, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Daniela Capelo, hoje a presidir à reunião, fez um ponto de situação do trabalho feito durante os incêndios e nos dias imediatamente a seguir, informando que foi criada uma equipa multidisciplinar que está no terreno, a fazer o levantamento dos danos e prejuízos. Informou ainda que foi disponibilizado um “contacto direto e específico” com o Município, de modos a que nenhuma necessidade fique por identificar.
Hoje mesmo, o Município foi chamado a participar numa reunião que vai ter lugar em Trancoso e que vai juntar autarcas e membros do Governo, antecedendo o Conselho de Ministros Extraordinário que se realizará ao fim da tarde, em Viseu, e que visa a aprovação de medidas de apoio às populações afetadas pelos incêndios florestais, com particular incidência na Região Norte e Centro.