
Pinhel comemorou 255 anos de Cidade
26-08-2025A encerrar as Festas da Cidade 2025, teve lugar no Largo dos Combatentes o espetáculo-homenagem 100 PAREDES, dedicado a Carlos Paredes, no ano em que se assinala o centenário do nascimento do mestre da Guitarra Portuguesa.
Tendo como mentores o André Varandas e Bruno Costa (também ele um dos nomes maiores da Guitarra Portuguesa na atualidade), este concerto-espetáculo contou ainda com a participação de Nuno Miguel Botelho (guitarra clássica), e Maria Inês Graça (voz). A eles juntaram se orquestra e coro, sob a direção do Maestro Artur Pinho Maria.
Mas o mais impactante da noite dedicada a Carlos Paredes foi o envolvimento das coletividades culturais do concelho de Pinhel que juntaram o seu talento ao talento dos profissionais em palco, a saber: Banda Filarmónica de Pinhel, Coro Infantil da Academia de Música de Pinhel, Teatro do Imaginário, Grupo de Bombos da Casa do Povo de Pinhel e Grupos de Concertinas de Alverca da Beira, Casa do Povo de Pinhel, Vascoveiro e Safurdão.
O encerramento do espetáculo coube ao jovem pinhelense Jorge Vaz que aceitou o desafio de trocar a sua guitarra pela guitarra portuguesa. E o momento foi único.