Executivo Municipal aprova Orçamento e Grandes Opções para 2022

Proposta de Revisão do Plano Diretor Municipal de Pinhel
Dezembro 30, 2021

Executivo Municipal aprova Orçamento e Grandes Opções para 2022

“Temos de ser ambiciosos, determinados e resilientes” afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, ao concluir a apresentação da proposta de Orçamento e Grandes Opções para 2022, aprovada por maioria na reunião do Executivo realizada no dia 16 de dezembro.

À semelhança do Orçamento aprovado para 2021, o documento apresentado ao Executivo Municipal para 2022 representa “um Orçamento arrojado e a pensar no futuro de Pinhel”.
A rondar os 25 milhões de euros, este orçamento tem em vista as verbas ainda disponíveis nesta fase final do Portugal 2020 e as oportunidades que o Município de Pinhel ainda pode vir a aproveitar. Por outro lado, importa lembrar que também está em fase de preparação o Portugal 2030, assim como o Plano de Recuperação e Resiliência, de onde se espera que possam vir apoios para diversas áreas.

Para o autarca pinhelense, “é preferível correr o risco de ter uma taxa de execução mais baixa, como poderá ocorrer em relação ao Orçamento do ano em curso (pelo facto de algumas candidaturas ainda estarem a aguardar luz verde), é preferível isso do que correr o risco de perder oportunidades de financiamento por falta de projetos e da sua inscrição no orçamento municipal”.

Infraestruturas, Equipamentos, Águas e Saneamentos, Educação, Cultura e Ação Social, são algumas das áreas em destaque nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022, sendo intenção do Município implementar um seguro social de saúde que visa ajudar quem mais precisa a suportar despesas relacionadas com saúde.

Porque as pessoas, as famílias, as instituições e as empresas concelhias continuam a estar no foco da ação municipal, que visa melhorar as condições de vida dos pinhelenses, ao mesmo tempo que aposta na atratividade do território através da promoção das suas particularidades e potencialidades.