Mercado Municipal | instalações provisórias
Janeiro 23, 2024
Reunião de Câmara | 01-02-2024
Fevereiro 1, 2024
Mostrar tudo

Feira das Tradições | Apresentação

A 29ª Feira das Tradições e Atividades Económicas de Pinhel, a realizar nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, foi apresentada à Comunicação Social e às entidades parceiras.

Tendo em conta o tema deste ano – “Água e Sustentabilidade: um desafio para todos”, a apresentação teve lugar no Aproveitamento Hidroelétrico de Pinhel, situado nas ribeiras das Cabras e da Pêga, bacia hidrográfica do rio Côa, tendo sido precedida de uma visita guiada pelo responsável da Hidroerg, empresa-mãe do grupo proprietário do empreendimento de Pinhel.

No final desta visita, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, lembrou a importância do tema da feira e de todo o trabalho que anualmente é feito em torno das temáticas escolhidas para aquele que considera ser “o maior e mais envolvente evento de Pinhel”.

Este ano, com “O Melhor Cartaz de Sempre!” explicou o autarca, dando a conhecer os pormenores de um programa que em parte foi já dado a conhecer nas redes sociais do Município.

Assim, a 29ª edição da Feira das Tradições e Atividades Económicas vai ter lugar no Centro Logístico de Pinhel, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, e promete mais um fim de semana de promoção territorial, tendo por base as artes e os ofícios, assim como os saberes e sabores locais e regionais.

Aceda aqui ao programa completo: https://www.cm-pinhel.pt/agenda-cultural/feira-das-tradicoes-2024-inscricoes/

Do cartaz, destaque para os concertos de Rui Veloso, Golden Gypsies, Wet Bed Gang, DJ Kura, Quim Barreiros, Sangre Ibérico e Nuno Ribeiro. Mas o programa ainda inclui dois grandes tributos às míticas bandas Queen e Pink Floyd, a banda espanhola R.A.Y.A. e a portuguesa Kapittal, os DJs Kimono e Dei Santi, além da habitual presença das formações pinhelenses – Banda Filarmónica de Pinhel e Academia de Música de Pinhel (com a participação da Universidade Sénior), Banda Filarmónica de Pínzio, Rancho Folclórico “A Flor do Campo”, de Souropires e, finalmente, os grupos de Concertinas da Casa do Povo de Pinhel, de Alverca da Beira / Bouça Cova, do Safurdão e de Vascoveiro.

É esperada a participação de cerca de 200 expositores, incluindo todas as Freguesias do Concelho de Pinhel, representações institucionais, Saberes e Sabores, Atividades Económicas e, finalmente, as Tasquinhas, com restaurantes e bares, espaço onde também têm lugar os espetáculos.
No que diz respeito ao programa, destaque para o Desfile Alegórico que abre a Feira das Tradições, sexta-feira, com início pelas 14.30h, junto à Escola Secundária, percorrendo a Av. Carneiro de Gusmão, a Av. Frederico Ulrich e a Rua da República, terminando junto à Câmara Municipal.

Segue-se a inauguração da 29ª Feira das Tradições e Atividades Económicas, agendada para as 18.00h, no Centro Logístico de Pinhel.

Inaugurada a Feira das Tradições e abertos os espaços de exposição, o fim de semana prolonga-se com um vasto programa de animação musical com espetáculos de vários géneros (acima mencionados).

Para uma abordagem mais completa ao tema retratado nesta 29ª edição, destaque ainda para a realização de um Colóquio, sábado, dia 10, a partir das 14.30h. Antes disso, serão entregues os prémios do Concurso de Fotografia Objetiva Pinhel 2023 também ele dedicado ao tema “Água e Sustentabilidade: um Desafio para Todos”.

Quanto ao preço das entradas na 29ª Feira das Tradições e Atividades Económicas de Pinhel, importa referir que na sexta-feira, dia 9, o acesso ao evento terá o custo de 3 euros. O mesmo valor será aplicado no sábado, dia 10. Já no domingo, dia considerado mais familiar, a entrada na Feira das Tradições será gratuita. Acresce a possibilidade de compra antecipada de pulseira de acesso geral, com o valor de 6 euros, mas com a vantagem de não ter de passar pelas bilheteiras.