III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude

Reunião de Câmara | 18-05-2023
Maio 18, 2023
Pinhel “Município Amigo da Juventude”
Maio 30, 2023

III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude

No dia 26 de maio, Pinhel acolheu o III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude que contou com a participação de cerca de 100 Municípios, num total de perto de 300 participantes.

Este evento foi promovido pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, em parceria com o Município de Pinhel, e teve lugar no Centro Logístico de Pinhel.

A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente da FNAJ, Marco Santos, da Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Selene Martinho, e do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.

“Uma nova Agenda para as Políticas Locais de Juventude” foi o tema abordado ao longo da manhã, sendo de destacar as participações do Bastonário da Ordem dos Psicólogos, da Diretora do Departamento da Juventude do IPDJ, do Diretor da Agência Nacional Erasmus+ e, ainda, do Presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais.

Durante a tarde, e em contexto de “partilha de boas práticas municipais”, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Daniela Capelo, apresentou o trabalho feito pelo Município ao longo dos últimos anos, em prol da Juventude do concelho.

Antes da sessão de encerramento, a cargo do Presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, a FNAJ distinguiu os “Municípios Amigos da Juventude” com a entrega da Bandeira e do Selo que reconhece o esforço das autarquias locais na implementação de políticas públicas voltadas para a juventude.

Pinhel, que integrou a Rede Nacional dos Municípios Amigos da Juventude em 2021, foi um dos Municípios galardoados.