V Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela
III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude
Maio 26, 2023

Reunião de Câmara | 18-05-2023

O Executivo da Câmara Municipal de Pinhel esteve hoje reunido e, antes de entrar na ordem de trabalhos, foram partilhadas diversas informações.

O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, deu conhecimento da realização do V Grande Prémio de Ciclismo Beiras e Serra da Estrela, uma organização da Associação de Municípios da Cova da Beira, que vai percorrer a região de 26 a 28 de maio. Pelo concelho de Pinhel, os ciclistas vão passar duas vezes. A primeira, dia 26 de maio, aquando da segunda etapa que liga Fornos de Algodres a Figueira de Castelo Rodrigo. No dia seguinte, 27 de maio, a 3ª etapa tem início em Penamacor e termina em Pinhel que acolhe assim as emoções de uma “chegada”.

O autarca informou ainda que no dia 26 de maio Pinhel vai acolher o III Encontro de Municípios Amigos da Juventude, evento que vai contar com a participação de cerca de 250 jovens, em representação de meia centena de municípios. Na abertura do Encontro vai estar o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e, no encerramento, é a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares que vai usar da palavra.

Ainda no período antes da ordem do dia, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Daniela Capelo, deu conhecimento da reunião tida com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda, reunião na qual também participou a Presidente da Assembleia Municipal de Pinhel, Ângela Guerra.

A reunião, agendada na sequência da moção aprovada por unanimidade pelos membros da Assembleia Municipal de Pinhel, em sessão realizada dia 27 de abril, teve o propósito de analisar a situação do Centro de Saúde, nomeadamente em termos de recursos humanos e de instalações.

No que diz respeito aos recursos humanos, foi dito que a falta de médicos poderá ser resolvida no âmbito do próximo concurso de recrutamento. Quanto a enfermeiros e pessoal administrativo, a ULS entende que os atuais recursos são suficientes.

Já em relação às instalações, e nomeadamente à falta de um sistema eficaz de climatização, a ULS informou que está prevista a realização de obras de beneficiação no âmbito das quais também estão previstas melhorias a nível da eficiência energética.

Concluído o resumo da informação obtida na reunião tida com a Unidade Local de Saúde da Guarda, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pinhel sublinhou o “compromisso assumido pela ULS de não encerrar nenhum serviço em Pinhel”.