Pinhel “Município Amigo da Juventude”
Maio 30, 2023
Dia Mundial da Criança
Junho 2, 2023

Manifestação de Pesar | Luto Municipal

O Município de Pinhel comunica com profundo pesar o falecimento de Albertino Augusto Videira Tomé, Presidente da Junta de Freguesia de Vale do Côa.

Nos termos do Regulamento do Protocolo e Cerimonial Autárquico, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel decretou um dia de Luto Municipal, a cumprir amanhã, dia 2 de junho de 2023.

Em nome do Município de Pinhel, o Presidente da Câmara Municipal, Rui Ventura, endereça as mais sentidas condolências à Família, em particular à sua esposa, filhos, noras e netos, aos membros da Junta e Assembleia de Freguesia de Vale do Côa, bem como a todos aqueles que com ele tiveram o privilégio de trabalhar e conviver.

Albertino Tomé foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Vale do Côa em 2017 e reeleito em 2021.

Ao longo destes dois mandatos, cumpriu com lealdade e dedicação as funções que lhe foram confiadas pelas populações das localidades que compõem a Freguesia de Vale do Côa: Azêvo, Cidadelhe, Aldeia, Faia, Gabriel, Juízo e Madalena.

De caráter afável, foi sempre cordial nas relações que estabeleceu e manteve com o seu Executivo, mas também com o Executivo Municipal e com os membros da Assembleia Municipal de Pinhel, órgão que integrou por inerência de funções.

Das múltiplas ações desenvolvidas em prol da sua Freguesia e das suas Gentes, lembramos a missiva enviada a Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, em inícios de 2019, a fim de o convidar oficialmente a visitar a Freguesia de Vale do Côa.

Este convite surgiu na sequência de uma participação no programa Praça da Alegria onde teve oportunidade de falar com orgulho da sua Freguesia, das suas especificidades e dos seus principais atrativos.

Há pouco mais de um ano, participou entusiasticamente na inauguração do Miradouro da Faia (Azêvo) e da Estação de Serviço de Apoio a Autocaravanas de Cidadelhe, dois investimentos que considerou essenciais tendo em conta o potencial turístico do Vale do Côa que traz cada vez mais gente à Freguesia.

Nesse dia, 25 de abril de 2022, Albertino Tomé partilhou “um sonho que gostaria de ver concretizado: a abertura de um restaurante em Cidadelhe, quiçá com o nome de ‘Saramago’, o Nobel da Literatura que também se deixou encantar por esta aldeia no calcanhar do mundo”.

Pelos seus sonhos e pelas suas ações, acreditamos que as marcas deixadas por Albertino Tomé na Freguesia de Vale do Côa e no concelho de Pinhel continuarão a perdurar no tempo e a sua memória continuará viva entre todos.

As cerimónias fúnebres terão lugar no Azêvo, dia 2 de junho, pelas 17.30h.