
Pinhel assina Contrato de Financiamento para Aquisição de 9 Autocarros Elétricos
03-04-2025
Conselho Intermunicipal da CIM-BSE reúne em Pinhel
08-04-2025Foi aprovado em reunião de Câmara realizada no dia 4 de abril o Relatório de Gestão referente ao ano de 2024. Ainda este mês, o documento vai ser analisado e votado pela Assembleia Municipal de Pinhel.
“Deixo o concelho com mais equipamentos e infraestruturas e também com melhores contas do que aquelas que me entregaram em 2013”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, depois de uma apresentação sumária do documento, em que destacou “o resultado líquido de mais de dois milhões de euros (2.100.518,44€), assim como a taxa de execução da despesa (84,53%) e a taxa de execução da receita (87,78%)”.
Indicadores positivos, sublinhados por todos, e que para o Presidente refletem o empenho do Executivo na execução de projetos com candidaturas e financiamento aprovado, o que se refletiu na execução, quer da despesa quer da receita.
Quanto aos custos com empréstimos bancários, o autarca sublinhou que “foi uma opção consciente, nomeadamente no que diz respeito ao empréstimo para aquisição das instalações da antiga fábrica Rohde que, agora, é propriedade do Município”. “Aquilo que se pagava de aluguer, agora serve para pagar algo que é nosso”, concluiu o Presidente.
“Mas o mais relevante”, acrescentou, “é que os investimentos foram feitos com receitas próprias ou financiadas, mas que não implicaram qualquer tipo de aumento de taxas, nem para os munícipes nem para as empresas do concelho”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.
A este propósito, o autarca aproveitou para falar da assinatura do contrato de financiamento a fundo perdido para aquisição de 9 autocarros elétricos. 2 milhões e 225 mil euros (2.225.000€) é quanto o Município de Pinhel vai receber no âmbito de uma candidatura ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para o autarca, esta é uma excelente notícia para Pinhel e para o Município de Pinhel que tem assegurado a gratuitidade dos transportes escolares e que, com esta aquisição, vai conseguir autonomia na prestação do serviço, reduzindo os custos associados aos transportes e contribuindo para as metas da descarbonização.
“O processo ainda vai demorar algum tempo, como é natural”, explicou o Presidente, “mas é um legado importante para as contas futuras da Câmara e para garantir que Pinhel mantém a sua posição central no que diz respeito à Educação e à procura pelo Agrupamento de Escolas de Pinhel”.