Pinhel aderiu à Rede de Espaços de Coworking / Teletrabalho no Interior
Junho 30, 2021
“Noites Vivas” animam noites de quarta-feira
Julho 8, 2021
Mostrar tudo

14º Concurso de Vinhos da Beira Interior

No dia 3 de julho, decorreu no Parque Municipal da Trincheira, em Pinhel, a entrega de prémios do 14º Concurso de Vinhos da Beira Interior promovido pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI).

Sendo Pinhel Cidade do Vinho 2020-2022, a escolha do local para a realização do evento foi natural e, sendo uma organização conjunta, quer a CVRBI quer o Município de Pinhel fizeram questão de garantir que estavam asseguradas todas as condições de segurança e de salvaguarda da saúde pública, nomeadamente no que diz respeito ao cumprimento da Orientação 019/2020, da Direção Geral de Saúde, com a redação atualizada a 15 de junho de 2021, solicitando que todos participantes se fizessem acompanhar de um dos seguintes elementos: teste rápido de antigénio com resultado negativo realizado nas 48 horas anteriores ou certificado digital de vacinação/recuperação. O uso de máscara durante todo o evento foi igualmente de caráter obrigatório.

Dito isto, a noite foi de consagração dos melhores Vinhos da Beira Interior, fruto do concurso realizado nos dias 16 e 17 de junho, no Solar do Vinho da Beira Interior, na cidade da Guarda.
Recorde-se que participaram 83 vinhos, de 31 produtores locais, e que a avaliação foi realizada nos moldes tradicionais de “Prova Cega”.

Quanto ao Júri, presidido pelo enólogo e crítico de vinhos Aníbal Coutinho, foi composto, para além deste, por mais 14 especialistas – 7 mulheres e 7 homens, todos profundos conhecedores da matéria e com vasta experiência em concursos de vinhos.

Da lista de Vinhos Premiados, destaque para uma medalha de ouro e duas de prata conquistadas pelos Vinhos de Pinhel:

Medalha de Ouro:
• Quinta do Vale do Ruivo – Casas Altas | DOC Beira Interior – Vinhas Velhas – Branco 2018

Medalha de Prata:
• Pinhel Grande Escolha Grande Escolha Síria – Adega Cooperativa de Pinhel | DOC Beira Interior – Grande Escolha – Síria – Branco 2020
• Entrevinhas – Baraças Wines | DOC Beira Interior – Grande Reserva – Tinto 2018