Maratona BTT – Pinhel Cidade Falcão
Novembro 21, 2023
Consolidação da Muralha de Pinhel
Novembro 28, 2023
Mostrar tudo

Executivo aprova Orçamento para 2024

O Executivo da Câmara Municipal de Pinhel esteve reunido no dia 27 de novembro, tendo aprovado as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2024.

O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, começou por dizer que “este orçamento é o mais baixo dos últimos anos”, acrescentando que é também “o mais rigoroso possível”.

Ainda assim, são vários os projetos estruturantes que integram as Grandes Opções para 2024 e que ficam apenas a aguardar oportunidade de candidatura aos programas comunitários que venham a surgir.

Aliás, a este propósito, o Presidente lembrou a reunião tida recentemente entre os Municípios que integram a Comunidade Inter-Municipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a fim de analisar os projetos e investimentos que cada Município pretende executar e quais as possibilidades de financiamento
Resultado desta negociação entre municípios e CCDRC, Pinhel conseguiu garantir cerca de 5 milhões e 700 mil euros no âmbito do ITI – Investimento Territorial Integrado. “Um valor considerável que permitirá avançar com novos projetos e que faz com que os próximos tempos sejam de expetativa”, sublinhou o autarca.

Voltando à apresentação do Orçamento para 2024, o Presidente da Câmara sublinhou a importância de alguns investimentos, nomeadamente a aquisição de autocarros elétricos que permitam ao Município assegurar os transportes escolares, assim como a Estratégia Local de Habitação que prevê a aquisição e recuperação de edifícios a custos controlados para arrendamento. Ao todo, a autarquia prevê ficar com 49 fogos / habitações, num investimento que ronda os 5 milhões de euros.

Quanto aos eventos, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel disse que 2024 será marcado pelo regresso da Feira Medieval, mantendo-se os restantes “grandes eventos” que, ainda assim, serão realizados com alguma contenção, nomeadamente em termos logísticos.

Apresentadas e discutidas as Grandes Opções que estiveram na base da elaboração do Orçamento para 2024, que contempla despesas e receitas na ordem dos 24,5 milhões de euros, o documento foi aprovado por maioria pelo Executivo Municipal, devendo agora ser sujeito a análise e votação por parte da Assembleia Municipal de Pinhel.