Pinhel inaugurou Avenida Gomes Canotilho e Centro Intermodal

Mercado Municipal: processo de demolição
Janeiro 18, 2024
Mercado Municipal | instalações provisórias
Janeiro 23, 2024
Mostrar tudo

Pinhel inaugurou Avenida Gomes Canotilho e Centro Intermodal

No dia 21 de janeiro, o Município de Pinhel inaugurou o novo Centro Intermodal com ponto de interface entre Parque TIR e Mobilidade Pedonal de Pinhel, a que o Executivo Municipal decidiu atribuir o nome de Centro Intermodal Ayuntamiento de Guijuelo. Foi também inaugurada a Avenida Professor Doutor José Joaquim Gomes Canotilho, que dá acesso ao Centro Intermodal, à Adega Cooperativa e ao centro da cidade.

Os atos oficiais começaram com o descerramento de uma placa de homenagem ao Professor Doutor José Joaquim Gomes Canotilho, “Ilustre Pinhelense, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra”.

O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, afirmou tratar-se de “uma homenagem singela mas sentida” e aproveitou para sublinhar e enaltecer o brilhante percurso académico e profissional do professor e constitucionalista, mas também o caráter afável e humanista do homem simples e humilde, nascido em Pinhel, cidade a que se manteve ligado ao longo da sua vida.

“Espero que os presentes e os pinhelenses sintam o mesmo e que o nome e a pessoa do Professor Doutor Gomes Canotilho, Ilustre Pinhelense, possam servir de exemplo de trabalho, dedicação e humanismo”, concluiu o autarca pinhelense.

Presente na cerimónia, o homenageado delegou na filha, Mariana Canotilho, a leitura do texto que preparou para a ocasião e que intitulou “A rua é o lugar das pessoas e das coisas”. Um texto repleto de recordações e emoções, porque “o coração tem memória” e o seu coração continua ligado a Pinhel.

Já na inauguração do Centro Intermodal, a que a autarquia decidiu atribuir o nome de Centro Intermodal Ayuntamiento de Guijuelo, marcou presença a Vice-Alcalde do Ayuntamiento de Guijuelo, Yolanda Alonso.

Aqui o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, falou da importância deste investimento, que rondou o valor de um milhão e setecentos mil euros, e que assenta no conceito de descarbonização que visa retirar trânsito automóvel dos centros urbanos e, desde modo, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos residentes.

O Centro Intermodal abrange uma área de 44.400 m2, tendo o Parque TIR uma área de 7700 m2, onde foram criados 18 lugares para estacionamento de viaturas pesadas (TIR) e 20 para viaturas ligeiras. À sua volta, destaque para uma área de zona verde de cerca de 23.000 m2 onde foram já colocadas 227 árvores.

Tendo em conta os laços de amizade e cooperação, fortalecidos pelo acordo de geminação celebrado entre Pinhel e Guijuelo (em 2019), o autarca pinhelense entendeu dar o nome de Guijuelo ao Centro Intermodal, um equipamento que também poderá contribuir para alavancar as dinâmicas socioeconómicas do concelho e o crescimento das empresas além-fronteiras.